segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

De volta à Paris

Ok, ainda em Orleáns na noite daquela  sexta-feira (22), compramos pela internet um tour para 3 castelos do Vale do Loire. Reservamos uma noite num hotel da megalópole francesa (ainda não sabíamos o meio de transporte que usaríamos para ir para Roma). Usamos a wifi na recepção do hotel (no quarto não prestava), e fomos dormir.

Dia seguinte cedo, pedimos um táxi e fomos para a estação de trem. Compramos os bilhetes e embarcamos no primeiro trem que saiu para Paris. Para variar, sufoco com as malas no metrô. Sobe e desce escada. Aff... Chegamos ao hotel Best Western Le Nouvel Orleans. Recomendo. Excelente localização, limpinho e decente. Antes de chegar ao hotel, na saída da estação do metrô, eu avistei uma placa indicando As Catacumbas de Paris ali perto.

Pronto! Do hotel estávamos a poucas quadras de um ponto turístico que já tínhamos dado por perdido. Deixamos as malas no hotel e voltamos para ver as catacumbas. No caminho, paramos para almoçar (pouco mais de 15h). Comemos comida chinesa.

Pegamos uma fila externa na entrada das Catacumbas. Começou a cair alguns floquinhos finos de neve. Muito frio em Paris (2ºC negativos). A fila andava devagar, porque são 2 guichês de venda dos ingressos e as pessoas vão entrando a medida que compram seus tickets. Eu enfrentei o medo de descer, porque desce viu?! Muitos metros abaixo do nível da rua! Não recomendo para quem sofre de algum pânico. Mas é bem curioso ver tantos ossos humanos arrumados num só lugar. Você fica imaginando quem foram aquelas pessoas, há quanto tempo aqueles restos mortais estão ali...

Na saída, passamos em um lugar para tomar um chocolate quente e retornamos ao hotel com uma baguette e água.

Minha irmã passou a procurar nos buscadores de passagens aéreas nossas passagens para Roma, porque pretendíamos guardar as malas no hotel no dia seguinte enquanto íamos ao Vale do Loire, e embarcar para Roma na volta. As opções de vôo estavam muito limitadas e os horários não possibilitavam o retorno dos castelos com o interstício necessário para o embarque aéreo. Pesquisávamos também passagens de trem, mas os preços não estavam muito convidativos em relação ao tempo gasto na viagem. Já contávamos com a hipótese de ficar uma noite mais em Paris. O sono e o cansaço nos venceu e dormimos sem resolver isto.