quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vaticano

Saimos em torno de 9:30h do hotel, depois de tomar um café mixuruco (pelo menos estamos bem localizadas), com destino ao Vaticano. Antes, fomos a uma loja de eletrônicos comprar um telefone para usarmos o "VoIP". Achamos a loja, mas preferimos comprar em outra logo adiante, e depois nos dirigimos ao Vaticano. 

Tudo é tão colossal em Roma! Percebe-se que para os romanos, era regra que as construções e homenagens tivessem proporções monumentais! Outra impressão que tive não só de Roma, mas desta parte da Europa foi que, lá atrás quando foram construídas essas obras da engenharia, eles se importavam muito com os efeitos decorativos, especialmente com a riqueza que a decoração iria demonstrar, tanto quantitativa quanto financeiramente falando. Há muito luxo por toda parte! São muitos detalhes tendo o dourado como aplicação indispensável.

Ao chegar na Piazza Di San Pietro, fizemos um reconhecimento da área. Então, decidimos conhecer a cúpula da Basília. Foi exauriente! Subimos um trecho de elevador (fiquei pensando se existe algum ser humano que sobe tudo pelas escadas. São 551 degraus!), e depois veio "o bônus" de escada. 320 degraus, com os últimos 100 degraus cada vez mais estreitos a ponto de ter de segurar numa corda (que faz as vezes de corrimão) para vencer os degrais finais. Vai uma dica: Pessoas com peso superior a 100 kg e altura = ou inferior a 1,60 e portadores de alguma síndrome do pânico, eu não recomendo. Imagine você passar mal numa escada ultra estreita (tipo 30 cm) no meio do percurso com um monte de gente atrás de você? A passagem ficaria literalmente entupida! rs O mesmo vale para as Catacumbas de Paris. Se desce muitos metros abaixo do nível da rua.

Bem, a visão lá de cima é muito bonita, pude fazer a famosa foto da Praça de São Pedro, mas como eu já tinha visto Nova York de cima (do topo do Empire State a noite e do Rockefeller Center de dia), diria que não foi surpreendente. Me refiro à altitude. São imagens tão lindas quanto particulares.

De volta a terra firme por escadas mais largas, saimos dentro da Basílica. Fiz algumas fotos daquela riqueza toda e fomos saber como fazíamos pra conhecer a Capela Sistina. Acreditam que o homem se flertou para minha irmã? kkkkkkkkkkkk Não era nada gatinho... rsrsrsrs

Ok, circundamos a Praça de volta e depois de comprar os ingressos com mais um romano muito bonito (não é mentira, os homens são lindos), entramos no Museu do Vaticano. Mais overdose de detalhes e riqueza! Privilegiamos a Capela Sistina, porque àquela altura já estávamos mortas de cansadas!

É proibido fazer imagens somente da Capela Sistina (por que será? Eles ganham dinheiro com aquelas imagens!). Entramos, nos deslumbramos novamente, sentamos e gritam os guardinhas todo o tempo: "No fotoooo!". Saímos tristes de cansaço e fome. Minha irmã ainda fez 'pit stop' nos correios do Vaticano para mandar postais. Anda, anda, anda de volta com os pés doendo. Passamos num lugar pra comer mais perto do hotel. Pedimos cada uma um prato de macarrão. Descobri que 'carbonara' não é molho vermelho. Pedi outro, mas veio tão oleoso quanto o primeiro! Aff... Tínhamos perdido boas calorias no Vaticano, e botar tudo a perder com essa comida a contra gosto e gordurosa? Perco o humor! Voltamos para o hotel nos arrastando pelas ruas de pedra de Roma, ansiando por chegar logo, tomar banho e descansar o esqueleto numa cama quentinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário