quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Palácio de Versailles

Acordamos lá pelas 9h e iniciamos a pesquisa do hotel no qual nos hospedaríamos em Orleáns, Vale do Loire. Com a reserva feita e as passagens compradas no dia anterior, fizemos o check-out no hotel, deixamos as malas guardadas lá e fomos atrás de um lugar para comer.

A conclusão é de que não é fácil achar um lugar com boa comida em Paris. É uma questão de sorte, como naquele em que comemos crepe com nutela, lasanha e chocolate quente (de verdade). Desta vez, sentamos num pequeno restaurante e minha irmã comeu crepe com chocolate derretido (que segundo ela estava uma porcaria), e eu comi baguette com chocolate frio. rs Nem de longe se assemelhava ao que eu havia tomado nas proximidades do Louvre.

Já passava das 13h e achamos por bem retornar ao hotel e pegar a bagagem para embarcar para Orleáns. Na estação Gare Du Nord, pegamos um metrô (não sei como subimos e descemos as escadas com as malas) para a outra estação de onde embarcaríamos para o interior da França. Encontramos um casal de brasileiros. Eles perguntaram sobre os tickets do metrô e se queixaram dos preços. Minha irmã ofereceu ajuda. Eles agradeceram e nos dispensaram. Fomos embora deixando-os para trás...

Qual não foi a nossa surpresa que, da mesma estação que embarcaríamos para Orleáns saíam trens para o Palácio de Versailles. Pagamos para guardar as nossas malas, compramos os bilhetes e tomamos o trem que estava saindo para Versailles.

Lugarzinho tranquilo de época, com exceção da avalanche de turistas. Acho que viemos no período certo, porque isto aqui no verão deve ser um pouco frustrante. Muito papagaio de pirata nas fotos.

O Palácio é belíssimo, majestoso, suntuoso. Um espetáculo para os olhos! Diferente de Windsor, neste pudemos fazer fotos de seu interior. Fizemos a visita em aproximadamente 40 minutos, porque já estava fechando.

De volta à estação de Orleáns, eram pouco mais de 17h e embarcamos no trem e volta a estação Austerlitz. Pegamos as malas, compramos algo para comer e corremos para pegar o trem de 19:22. Foi um sufoco para subir com as malas naquele trem alto. Ninguém apareceu para dizer se elas deviam ir dentro do trem mesmo, tampouco para checar nossas passagens. Demorou um pouco para partir, o que significa que aquele devia ser o próximo, de 19:35h. Os bilhetes possibilitavam embarcar em qualquer horário.

No tempo previsto (1h e 15min), estávamos na estação de Orleáns. Ninguém fala inglês. Depois de ir e voltar com informações truncadas, pegamos um táxi para o hotel. O lugar estava meio esquisito e demos sorte que era uma mulher (num mercedes). 14 euros + 5 de gorjeta. Uma moça muito simpática nos atendeu em inglês. Pegamos um mapa e alguns folders dos castelos e fomos para o quarto. Usamos a internet (melhor do que todos os outros hotéis), e dormimos.